Os maiores benefícios que a Corrida traz para a nossa mente

A corrida é uma prática que cada dia vem ganhando mais adeptos. Isso porque, é um esporte democrático, que pode ser praticado sozinho ou em grupo e traz grandes benefícios para a saúde, física, mental e emocional.

No nosso corpo físico a corrida ajuda a deixar os ossos mais saudáveis e fortes, auxilia na prevenção de doenças cardiovasculares, reduz o risco de morte precoce e previne nossas vias respiratórias de adoecerem.

Mas quem acha que a corrida nos ajuda apenas a entrar em forma, irá se surpreender com o impacto que a prática nos proporciona mentalmente. Sim, ela pode ajudar no nosso psicológico e mudar a forma como enxergamos o mundo.

Venha conosco conferir as vantagens da corrida para a saúde mental.

1. Alivia o estresse

Na rotina corrida com trabalho, família e trânsito é normal que terminemos o dia tomados pelo estresse. Ao correr, movimentar o corpo com intensidade, nosso cérebro recebe a visita dos hormônios da felicidade e a sensação de estresse se alivia.

Ao corrermos com frequência é prolongada a sensação de bem estar. Ou seja, a longo prazo seu corpo irá curtir os benefícios do alívio do estresse. Vale ressaltar que correr também é um excelente momento para refletir e encontrar soluções para problemas.

2. Ajuda na produtividade e criatividade

Se a corrida nos proporciona aquele momento para refletir soluções, aliviando nossa mente em um dia estressante, ela também nos auxilia a encontrar respostas inovadoras, aumentando nosso foco e produtividade.

Isso porque correr ajuda nosso cérebro a produzir novos neurônios e melhora a atividade cerebral, o que potencializa a concentração e a atenção. Com um foco direcionado, cérebro trabalhando, é só aproveitar toda a energia que a corrida proporciona e criar.

3. Reduz os sintomas de ansiedade e depressão

Ao auxiliar na produção de hormônios de prazer e bem estar, a corrida proporciona o aumento da sensação de felicidade e tranquilidade, o que ajuda pessoas que estão enfrentando a depressão, assim também com quadros de ansiedade.

4. Aumenta a autoestima e autoconfiança

Estabelecer metas e alcançá-las permite ao indivíduo acreditar que tudo mais é possível. A corrida proporciona também essa sensação, e os resultados são motivadores. A autoconfiança adquirida na prática espalha-se, assim, para outros campos da vida.

As melhorias de condicionamento e aptidão física contribuem para uma postura mais positiva ao enfrentar os problemas. Passamos a nos dar mais valor e outras pessoas podem perceber essa mudança, o que abre portas para oportunidades novas.

5. Previne a perda de memória

A prática da corrida ajuda no aumento da produção de células responsáveis pela aprendizagem, prevenindo o surgimento de doenças degenerativas, auxiliando também na memória e a evitar o desgaste cognitivo.

Hora de começar!

Como vimos, as vantagens da corrida não são apenas físicas. Correr também ajuda na saúde mental, potencializando a criatividade, aumentando a autoestima e auxiliando nosso cérebro na produção de hormônios que nos trazem a sensação de felicidade.

Por isso, escolha o tênis certo, beba bastante água e venha correr. A prática da corrida pode ser o grande auxílio para o seu cérebro em termos de humor, aprendizado e saúde.

Dúvidas de como começar a correr? Não deixe de acompanhar nosso blog e entrar em contato pelo site.

Compartilhe com seus amigos
Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp